O que é CrossFit e por onde começar

O que é o CrossFit?

CrossFit é um programa de força e condicionamento geral que proporciona a mais ampla adaptação fisiológica possível para qualquer tipo de pessoa. O CrossFit não é um programa de condicionamento físico especializado, e sim, uma tentativa intencional de otimizar a competência física em cada um dos dez domínios de condicionamento físico reconhecidos. São eles: resistência cardiovascular e respiratória, resistência muscular, força, flexibilidade, potência, velocidade, coordenação, agilidade, equilíbrio e precisão.

O programa CrossFit foi desenvolvido para realçar a competência de um indivíduo em todas as tarefas físicas. Nossos atletas são treinados para realizar, com sucesso, desafios físicos múltiplos, diversificados e aleatórios.

Posso fazer isso?

Com certeza! A diferença entre as suas necessidades e as de um atleta olímpico é quanto ao grau, não quanto ao tipo. Um aumento de potência, força, resistência cardiovascular e respiratória, flexibilidade, resistência muscular, agilidade, equilíbrio e coordenação são todos importantes tanto para os melhores atletas do mundo como para nossos avós. A verdade surpreendente é que os mesmos métodos que dão ensejo a uma resposta ideal ao atleta olímpico ou ao profissional vão otimizar a mesma resposta a uma pessoa idosa. É claro que não podemos usar a carga para a sua avó com o mesmo peso de agachamento que atribuímos a um atleta de esqui olímpico, mas ambos precisam fazer os agachamentos. De fato, fazer agachamentos é essencial para manter a independência funcional e melhorar o condicionamento físico.

Fazer agachamentos é apenas um exemplo de um movimento que é universalmente valioso e essencial, porém raramente ensinado, exceto aos atletas mais avançados. Isso é trágico. Por meio de um treinamento cuidadosamente minucioso e da atribuição de peso incremental, o CrossFit conseguiu ensinar a qualquer pessoa que cuide da própria saúde a realizar, de modo seguro e com eficácia máxima, os mesmos movimentos tradicionalmente utilizados por técnicos profissionais em ambientes de elite e certamente exclusivos.

Quem se beneficiou com o CrossFit?

Muitos atletas profissionais e de elite estão participando do programa CrossFit. Pugilistas, ciclistas, surfistas, esquiadores, tenistas, triatletas e outros que disputam nos níveis mais elevados estão utilizando a abordagem do CrossFit para desenvolver sua força do centro do corpo (core) e seu condicionamento, mas isso não é tudo.

Os métodos do CrossFit foram testados em pessoas sedentárias, com excesso de peso, com patologias e idosas e foi descoberto que estas populações especiais mostraram o mesmo sucesso que nosso quadro de atletas. Se nosso programa funciona para esquiadores olímpicos e para donas de casa sedentárias e com excesso de peso, ele também funcionará para você.

Como começar?

O primeiro passo é marcar uma aula experimental.